h1

Ronnie Von

12/05/2010

“A mesma praça o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim” – Poucos aqueles que sabem que esses versos foram cantados e eternizados pelo apresentador da TV Gazeta e também cantor, Ronnie Von, sim ele mesmo. A música “A praça” (de autoria de Carlos Imperial) fez um sucesso estrondoso, junto com a música “Meu bem” que segundo Ronnie é uma versão para a música “Girl” dos Beatles, feita com ajuda do pai, na época da Jovem guarda.

A partir de “Meu bem”, abriram-se as portas para o novo ídolo dos olhos verdes tristes do iê iê iê. Passando pelo programa de Hebe Camargo, foi apelidado de “O Pequeno Príncipe”, um título que perdura até hoje. Entre um programa e outro, no final dos anos 60, Ronnie gravou três discos que hoje em dia são considerados relíquias da música brasileira. Extremamente influenciado pela psicodelia ,abusando da sonoridade dos Beatles, misturando rock n’ roll com a música popular de Roberto Carlos e as guitarras dos Mutantes e até escrevendo músicas que podem ser consideradas de resistência política da época (é o caso de “Anarquia”do álbum “Ronnie Von” de 1968). Os discos são muito raros devido as gravadoras não acreditarem com força que os álbuns pudessem ser comerciais( e realmente não são).  Hoje, os discos são comprados por pequenas fortunas de colecionadores ou podem ser encontrados na internet para download.

Ronnie em 1977 gravou a música “Tranquei a Vida” e devido o tamanho sucesso alcançado, regravou a canção em diversos idiomas e passou a fazer sucesso fora do Brasil.
Em 1979 uma reviravolta. O “Pequeno Príncipe” foi  pego de surpresa por uma grave doença: Polioneurite Neuro Radicular, que o deixou impossibilitado de andar e de cama por vários meses. Depois de meses, o cantor se recuperou e prometeu: “Só saio do palco de me abaterem a tiros!E mesmo assim vou lutar muito para que isso não aconteça”.

Depois de Televisão, protagonista de filmes argentinos, canções em diferentes idiomas, fama internacional e lançamento de CDs e ficar de cama quase morrendo, hoje Ronnie é apresentador do programa “Todo seu” da TV Gazeta.

por Eduardo medeiros

4 comentários

  1. Sou uma grande fã do Ronnie Von e sempre procuro notícias dele na internet. Hoje, pesquisando no google, vi o link desse blog e resolvi entrar. Vocês estão de parabéns!!! A matéria está super interessante e eu tenho certeza que como eu todos os fãs do Ronnie Von vão adorar!!!
    Obrigada por prestigiar esse artista maravilhoso que tanto merece!!!


  2. santa ignorância! eu não fazia idéia de que ‘a praça’ era do ronnie von. quando era pequenininha sempre cantarolava essa música com a minha vó, fã confessa dele. (aliás, olha eu cantando aqui hahahaha)

    é estranho pensar que os ídolos de antigamente eram no estilo do ronnie, né?, com conteúdo e alguma mensagem pra passar. hoje em dia parece que as pessoas só tem olhos pra essas bandas coloridas que não acrescentam nada.
    vai entender..


  3. Quando minha amiga Isabel me recomendou esse site elogiando uma matéria do Ronnie Von eu não pude deixar de conferir! Sou uma grande fã do “Pequeno Príncipe” e fiquei muito feliz ao saber que ainda escrevem textos excelentes sobre ele! Meus parabéns! Me alegra muito encontrar pessoas com talento que ainda apreciam sua música!


  4. Parabéns pela excelente matéria.. respeito muito o Roberto Carlos, mas, para mim, Ronnie Von foi o grande rei do iê-iê-iê. Fico feliz em saber que algumas pessoas da nova geração ainda apreciam a música da velha geração.. mas fico triste em saber que a maioria apenas o conhece como jurado de novos talentos. Ronnie Von me lembra uma época boa da minha vida.. sempre tento fazer com que meus filhos ouçam, mas eles ainda preferem ouvir a Lady Gaga.. rsrs.
    Grande abraço!



Deixe um comentário

